MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 17 de julho de 2011

Ultima Hora - Corrida da união das Misericórdias no Sobral


A realização da TVI deu mais uma vez um bigode ás transmissões do canal de televisão pago por todos nós, que já cá anda há dezenas de anos nestas andanças, e  não evoluiu...
Toiros do Eng. Jorge de Carvalho:
1º - Desde o primeiro comprido que procurou as tábuas, terreno onde o cavaleiro teve que cravar os ferros da ordem. Manso perdido; 2º - Cumpriu. Um nobre e voluntarioso que foi de mais a menos; 3º - Fácil, sem transmissão; 4º -  Bravote. Óptimo para o toureiro; 5º - Não tão manso como o primeiro mas quase. Tapava-se no ferro; 6º - O melhor da corrida; 7º - Raspou ao principio mas foi  cumprindo mais ou menos. No fim revelou mansidão.
Rui Salvador – No primeiro que lidou, arreou dois compridos com a sua marca e nos Curtos nada mais podia fazer.
No segundo toiro esteve correcto nos compridos. Nos curtos com o “Romero” esteve muito por cima do toiro, mostrando o bom momento que atravessa.
Joao Salgueiro – Recebeu na “Natia” com dois bons ferros de praça a praça.
Com o “Zamorino”  atingiu um grau elevado de verdade, arte e emoção. O 2º ferro foi perfeito.
No segundo toiro esteve melhor nos Compridos esteve melhor que primeiro toiro. Nas Bandarilhas com o “chapelin “ atingiu bons momentos.
Duarte Pinto – A dois bons compridos seguiram-se bons Ferros no “Vigo” ( ferro quinta da Lagualva que mostrou bons pormenores), ferros esses que só não atingiram ainda mais impacto porque o toiro não transmitia. Duarte Pinto é um exemplo de fidelidade ao classicismo .
No segundo toiro depois dos compridos da ordem, foi buscar o cavalo Ferro “Ortigâo Costa” com o qual deu uma lição de  toureio de verdade como mandam os cânones.
Mateus Prieto – Começou com 2 bons compridos no “Rubi”. Nas bandarilhas andou um pouco aliviado mas correcto. Terminou com 2 excelentes violinos com o lux (ferro Laís Henriques).



Forcados  de Vila Franca – Abriu praça Pedro Castela á 2ª tentativa, segundo toiro uma pega fácil á 1ª, terceira pega por Flávio Henriques á 1ª; Rui Graça numa rija pega á 1ª.
Forcados do Apos. Da Chamusca – Abriu o cabo Pedro Coelho dos Reis á 1ª tentativa, João Rui Salgueiro pegou á 1ª tentativa,  correctamente um toiro a ensarilhar; Francisco Montoia á 1ª com a arte e eficiência que lhe é reconhecida.
Nota : Que pena ter-se perdido a tradição de nas corridas com numero impar de toiros, o grupo mais antigo covidar 4 forcados do grupo mais novo.

João Cortesão