MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

The horse is not a dog


Poderia ser este o título de qualquer filme dos realizadores Roman Polanski ou Martin Scorsese, que na classificação de género poderia ser um drama, thriller ou um filme de acção. Mas não esta é a polémica da actualidade: poderão os cavalos morder os toiros. Sim! Não! E Nim!.
A verdade é que neste verão com temperaturas pouco condizentes para a época, a temporada taurina incendiou-se com esta polémica após a actuação de Ventura no Campo Pequeno.
Assobios, palmas, a polémica porta grande, enfim tudo o que faz parte em dose q.b. a um toureiro que por ser diferente desperta ódios e paixões.
Aliás a tauromaquia sempre foi prodiga neste tipo de sentimentos, e no fundo é bom que assim seja, pois faz com que as pessoas vão aos tauródromos para assobiar ou bater palmas.
Tal como milhares de aficionados tenho a minha opinião e só vejo aquilo que realmente quero ver, ninguém obriga ninguém a ir a um espectáculo taurino.
Ainda a propósito dos assobios, e é tudo questão de modas, e neste aspecto o público do Campo Pequeno é bastante inovador, algumas vezes que ali fui até fico bastante confuso, porque não só apenas durante a lide, mas depois na volta quase sempre escuto alguns assobios misturados com palmas e não só para os lidadores, também aos pegadores, que raio, o que se passa? Será que assobiando é uma nova forma de dizer que gostamos de algo, se assim o é, estranha forma.
E não vos quero maçar mais só queria recordar quando se inova sempre se é  criticado, foi o Batista quando subiu 5 dedos o comprimento da casaca, foi o Moura quando apareceu com o cavalo Lambada no Campo Pequeno (depois disso sei lá quantos apareceram a imitá-lo), e num passado muito recente um determinado apoderado que se sentava na bancada deste mesmo Campo Pequeno e apupava aqueles que praticavam as mais elementares regras do toureio clássico. Estarei errado?
O que diria o saudoso Cabral Valente?

Marco Gomes