MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Ensaio Sobre A Casta Portuguesa (4º Capitulo/Fim)


A sua origem remonta á ganadaria portuguesa de Emílio Infante da Câmara, constituída por reses do Barão de Almeirim e do Marquês de Belas, ás quais se juntaram outras de Mota Gaspar, procedentes de Rafael José da Cunha, onde tinha havido a primeira interferência de sangue andaluz com um semental de Saltillo.
Falecido o velho Emílio – pai do Dr. Emílio, uma parte da ganadaria passou para o seu genro Norberto Pedroso, isto no ano de 1910, parte essa constituída por 30 vacas Infante da Câmara, 5 de Manuel Duarte de Oliveira e 2 da Condessa da Junqueira.
Finalmente, “Vale do Sorraia” é a ganadaria idealizada por Mestre David Ribeiro Telles na reconstituição da antiga casta portuguesa, com reses provenientes do antigo de Palha, Branco Teixeira e Norberto Pedroso.
Quaisquer interferências de sangue espanhol que possam ter ocorrido em Norberto Pedroso, via Rafael José da Cunha com um toiro de Saltillo, ou com Vale do Sorraia, via Los Bayones e Vinhas, serviram apenas no sentido de mais toureabilidade, havendo sempre uma regressão á origem de tal forma que as podemos considerar puras.
Assim sendo, estes últimos redutos da casta portuguesa são credores de um apreço especial, não só como repositório genético de uma transcendente evolução, mas também como requisito para uma variabilidade técnica tão interessante na apreciação do toureio actual.         

A.Vasco Lucas
Julho 2011