João José:
Foste toda uma figura, foste um toureiraço e porventura, também foste por vezes polémico como todos os grandes bandarilheiros.
Nunca tive contigo nenhum problema e escolhi-te várias vezes para saíres com toureiros com quem eu trabalhava.
Quando a Ana Batista se apresentou muito nova e ainda como amadora, foi a ti que escolhi para saíres com ela, tendo tu participado durante uma semana nos treinos com ela para melhor se conhecerem. O êxito foi rotundo, para o qual muito contribuíste.
No baú da memória terás tal com eu, um espectáculo onde te levei tinha eu 20 anos e tu 4 ou 5 menos, ao centro do país (Mealhada) onde não recebeste, carregando os dois só e exclusivamente uma pançada de leitão. Aí começaste logo a aprender…
Neste momento, meu caro amigo, é obrigatório falar do entusiasmo e da atenção total que punhas quando estavam em praça os toureiros com quem saías, e da ilimitada concentração, como era ilimitada a tua aficcion nas largadas de Azambuja ou na tua Vila Franca, quando eras novo ou já depois de usado ou muito usado mesmo.
João Jose rendo-te a minha homenagem nesta hora de despedida, aportando neste momento, o grande respeito e a amizade e termino como comecei: despediu-se um grande Toureiro.
Um abração do amigo
João Cortesão