Olhalvo: Triunfos de Marco Bastinhas e Joaquim Guerra
Joaquim Gerra ao estribo |
Um calor imenso poderá ter contribuído para que a Corrida de Touros em Olhalvo, terra da Familia Góis, não ter enchido por completo as bancadas da Praça. Cerca de 3/4 à vista num espectáculo que decorreu em bom ritmo e a deixar grande ambiente aos aficionados presentes.
Joaquim e Marcos Bastinhas - abriram praça num duo agradavél e simpático frente a um bem apresentado e fácil Santa Maria. É bonito de ver um duo entre pai e filho que com alegria deram o mote a uma corrida de triunfo. Destaque maior para dois curtos de Marcos que foram espetaculares.
João Pedro Cerejo - esteve em bom plano com uma actuação meritória e correcta com um Santa Maria nobre mas que se fechava em tabuas, sendo bastante aplaudido.
Joaquim Guerra - o Cavaleiro Praticante da Labrugeira , aldeia perto de Olhalvo, esteve em plano superior: Bem nos compridos colocando-se de frente foi nos curtos que escutou as maiores ovações da tarde. A sua égua lazã tem grande qualidade colocando três ferros a cambio de grande risco e emoção dando a permanente sensação de colhida mas saindo sempre da sorte sem problemas. Praça em pé ovacionando o seu cavaleiro que provou que as empresas lhe podem dar mais oportundades. Mudou de cavalo e colocou mais dois curtos de valor. Grande toiro de Santa Maria pleno de nobreza o que levou o cavaleiro a chamar o Ganadero Eng. Lobo de Vasconcelos a uma justa volta a arena com o sabor de triunfo de cavaleiro e ganadero
Joaquim Bastinhas - no toiro a sós começou irregular nos compridos colocando ainda curtos e viu o touro ser recolhido por estar invalido. Entretanto, o cornetim tocou para a Pega e daí a segundos o Director manda recolher o toiro. Mas os Forcados estavam formados e desobedecendo à ordem foram mesmo pegar o invalido....Assobios aos Forcados e confusão nas bancadas com o publico ansioso por ver uma lide de Bastinhas. E, no final , Bastinhas pediu o sobrero e toureou para gáudio das bancadas, Ninguém queria sair dali sem o par do Rei das Bandarilhas. Lide de grande nível com bons compridos e curtos correctos terminando com um palmo e um par que colocou o publico em alvoroço. O touro serviu embora este fosse mais pequeno que os outros e como tal tenha ficado para sobrero.
Marcos Bastinhas - foi também ele triunfador da tarde com uma lide de valor e arte. Com uma quadra invejavel , apto para todos os desafios que se possam imaginar , Marcos toureou como se estivesse numa qualquer Monumental que o contrate. Bem nos compridos , nos curtos atingiu elevado nivel terminando com um par de bandarilhas que o publico insistentemente lhe pedia. Uma actuação de classe frente a outro bom touro de Santa Maria.Gostamos muito desta actuação de um Marcos profissional, com verdade e sem descuidar os seus genes de chegar ao publico.
João Pedro Cerejo e Joaquim Guerra - frente a um touro sério mas mais uma vez cheio de nobreza estiveram em bom plano com destaque para Guerra que estreou um cavalo novo no qual colocou um dos melhores curtos da tarde.
Os Forcados de Alenquer - não tiveram problemas em pegar os touros de Santa Maria demonstrando estarem em bom momento. Pena aquela desobediência ao director mas a verdade é que o mesmo mandou tocar para a Pega... Afinal quem tem razão?
Uma ultima palavra para a Ganadaria de Santa Maria: de enorme nobreza o que obrigou a que o Ganadero desse duas voltas à Praça no terceiro e sexto touro e no sétimo na volta do sobrero lidado por Bastinhas, todos os intervenientes foram ao meio da Praça para uma ultima ovação de um publico que saiu satisfeito.
Uma data para renovar o calendário taurino nacional.