MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 15 de outubro de 2011


Pablo Hermozo de Mendonza

Passeou classe por onde passou

Este toureiro em todas as actuações que o vi em vários países, conserva o segredo de chegar ao público com a descrição, apoiada na perfeição daquilo que faz, que impressiona mesmo o grande público, que é mais sensível á vertente espectacular.
Os seus cavalos estão postos de forma eficaz, com a dose ideal de submissão que lhes reserva a iniciativa necessária.
A variedade de expressão toureira do “Icaro” não tem que ver com a do “Chenel, nem esta com a do “Manolete”, nem esta com a do “Dali”, isto para só falar dos cavalos figuras. No que toca aos cavalos de saída, tanto o “Garibaldi” como o “Saramago” são poderosos, eficazes e têm sítio.
Com o “Dali” recreia-se nos pares de bandarilhas a duas mãos ( largas e curtas) passando por onde lhe dá na gana.
Pablo, com uma quadra destas, resolve os problemas e saboreia o toureio.
Se a tudo o que disse juntarmos a forma de estar e ser do toureiro, facilmente chegamos á classe, que sem dúvida passeou pelas arenas da América, Espanha, França e  Portugal.
Os seus desempenhos são pensados.
Os gestos são medidos.
As sortes são bem desenhadas.
A conexão com o público fá-la com a suavidade da segurança. Por ser assim, tudo nele é natural.
Sei que tem 23 cavalos emprestados a outros rejoneadores que com eles toureiam, o que lhe dá, como não pode deixar de ser, amplas garantias de futuro.
Para o ano, é um novo ano ( tão certo como chuva em Novembro, natal em Dezembro), e a sua carreira continuará em velocidade de cruzeiro, e nós em Portugal esperamos por ele para saborear a sua arte e a sua equitação.
E que tal tourear uma corrida com toiros que não sejam “Murube”? ..  Então aí, atingiria no nosso País o pico supremo.

"Aviso: Amanhã, Rui Fernandes. Segue Filipe Gonçalves".