MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Vila Boim - Festival taurino


Jacobo Botero foi o triunfador

Pese embora o facto de haver corrida em Zafra, a praça estava composta com ¾ de casa, e como nota importante há que registar a adesão dos jovens.
 Os novilhos gentilmente cedidos por vários ganaderos saíram a cumprir.
A cavalo:
Cristina Marques : Esteve melhor do que em outras oportunidades em que me foi dado vê-la, nos compridos esteve irregular na cravagem, nos curtos melhorou.
David Gomes : Andou precipitado de inicio, sem razões que o justificassem. Tem qualidade e por isso já o vi muito melhor. Sabe montar a cavalo e tem a noção do toureio, só falta dominar a ansiedade.
Jacobo Botero - É efectivamente um caso. Não leva o toureio pesado de casa, antes porém, toureia ao sabor das circunstâncias. A mescla entre cavalos novos em que só ele toureou (como é o caso do “Quarto de milha) e outros mais consagrados dá a dimensão das suas capacidades. Ainda que os Quiebros não tenham resultado em pleno, as sortes foram bem desenhadas.
Jacobo Botero vai longe. Este não falha!!!
O grp dos Amad de Évora - Cumpriu sem dificuldades.

No toureio apeado estiveram representadas 3 escolas, a de Madrid por Francisco Abanades, a de Badajoz por Posada de Maravillas e a da Moita por João Rodrigues que ganhou o prémio para a melhor lide. Todos tiveram bons apontamentos dada a fase de aprendizagem em que se encontram.

Depois do Jantar houve uma demonstração de toureio

Para directores de corrida, escolheram-me a mim e ao José Eduardo Nunes, que estivemos inexcedíveis de competência.
 No toureio apeado, viu-se o belíssimo trabalho das escolas da Moita e Campo Pequeno.
Gostei sinceramente do António Fernandes que me pareceu ter algumas coisas da quelas que não se aprendem, nascem com a pessoa.

A Cavalo

João Caldeira : Toda uma figura, de tal maneira que, antes de começar a tourear já lhe tinha dado música. Ele é Forcado e bom, ele é um orador excelente, ele é amigo dos bons (que o diga o Manel Lupi), e agora é cavaleiro com larga margem de progressão (como dizem os gajos da bola).
Os compridos foram de poder, e pôde… Nos curtos ora em curto ora de largo, citou templou e mandou. Por fim num alarde de toureria e pintoreirice adornou-se em dois violinos que podem bem ter marcado a época 2011.
Resumindo: João Caldeira, Bordou o toureio!!!!!!!
O gfrp De Forc. Amadores Espontâneos : pegaram á primeira o TOIRO sendo cabo o Barretinho.
Um espectáculo em grande, superiormente dirigido (Presunção e água benta,,,) por mim e pelo Zé Eduardo.
Aqui o jovem António Fernandes a assistir ao festival onde foi proibido de tourear pela comissão de protecção de menores (que aparenta apenas impor-se neste género de situações).