Jacobo Botero foi o triunfador
Pese embora o facto de haver corrida em Zafra, a praça estava composta com ¾ de casa, e como nota importante há que registar a adesão dos jovens.
Os novilhos gentilmente cedidos por vários ganaderos saíram a cumprir.
A cavalo:
Cristina Marques : Esteve melhor do que em outras oportunidades em que me foi dado vê-la, nos compridos esteve irregular na cravagem, nos curtos melhorou.
David Gomes : Andou precipitado de inicio, sem razões que o justificassem. Tem qualidade e por isso já o vi muito melhor. Sabe montar a cavalo e tem a noção do toureio, só falta dominar a ansiedade.
Jacobo Botero - É efectivamente um caso. Não leva o toureio pesado de casa, antes porém, toureia ao sabor das circunstâncias. A mescla entre cavalos novos em que só ele toureou (como é o caso do “Quarto de milha) e outros mais consagrados dá a dimensão das suas capacidades. Ainda que os Quiebros não tenham resultado em pleno, as sortes foram bem desenhadas.
Jacobo Botero vai longe. Este não falha!!!
O grp dos Amad de Évora - Cumpriu sem dificuldades.
No toureio apeado estiveram representadas 3 escolas, a de Madrid por Francisco Abanades, a de Badajoz por Posada de Maravillas e a da Moita por João Rodrigues que ganhou o prémio para a melhor lide. Todos tiveram bons apontamentos dada a fase de aprendizagem em que se encontram.
Depois do Jantar houve uma demonstração de toureio
Para directores de corrida, escolheram-me a mim e ao José Eduardo Nunes, que estivemos inexcedíveis de competência.
No toureio apeado, viu-se o belíssimo trabalho das escolas da Moita e Campo Pequeno.
Gostei sinceramente do António Fernandes que me pareceu ter algumas coisas da quelas que não se aprendem, nascem com a pessoa.
A Cavalo
João Caldeira : Toda uma figura, de tal maneira que, antes de começar a tourear já lhe tinha dado música. Ele é Forcado e bom, ele é um orador excelente, ele é amigo dos bons (que o diga o Manel Lupi), e agora é cavaleiro com larga margem de progressão (como dizem os gajos da bola).
Os compridos foram de poder, e pôde… Nos curtos ora em curto ora de largo, citou templou e mandou. Por fim num alarde de toureria e pintoreirice adornou-se em dois violinos que podem bem ter marcado a época 2011.
Resumindo: João Caldeira, Bordou o toureio!!!!!!!
O gfrp De Forc. Amadores Espontâneos : pegaram á primeira o TOIRO sendo cabo o Barretinho.
Um espectáculo em grande, superiormente dirigido (Presunção e água benta,,,) por mim e pelo Zé Eduardo.
Aqui o jovem António Fernandes a assistir ao festival onde foi proibido de tourear pela comissão de protecção de menores (que aparenta apenas impor-se neste género de situações). |