Com a devida vénia, reproduzimos um belissimo artigo de M. Peralta Godinho e Cunha no seu blogue "partebilhas", em que o autor faz a apologia da "Pega" como arte.
Belas Artes das Arenas
Francisco Alves (Amadores de Évora) templando a investida do toiro
Por um problema físico, o matador Juan Belmonte acercava-se dos toiros em condições assombrosas para o toureio desses tempos. Como não podia utilizar um movimento normal de pernas, todo o seu toureio assentava maravilhosamente na utilização dos braços.
Atribui-se a Juan Belmonte “El Pasmo de Triana” a trilogia “PARAR –MANDAR e TEMPLAR
Na pega de caras e uma vez iniciado o cite o forcado poderá marcar esses tempos:
· Parar – os pés do forcado devem ficar quietos, fixos e marcando a figura.· Mandar – significa obrigar o toiro a arrancar, provocando-lhe a investida e seguir a trajectória definida pelo forcado.
· Templar – é moderar a investida do toiro quando este entra na jurisdição do forcado, recuando-lhe na cara, dando lugar a que baixe a cabeça.
Quando isto acontece, o forcado consegue alguns momentos de toureio durante o cite e posiciona a pega nas belas artes das arenas!