MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Apologia da arte de pegar toiros

Com a devida vénia, reproduzimos um belissimo artigo de M. Peralta Godinho e Cunha no seu blogue "partebilhas", em que o autor faz a apologia da "Pega" como arte.

Belas Artes das Arenas


Francisco Alves (Amadores de Évora) templando a investida do toiro


Por um problema físico, o matador Juan Belmonte acercava-se dos toiros em condições assombrosas para o toureio desses tempos. Como não podia utilizar um movimento normal de pernas, todo o seu toureio assentava maravilhosamente na utilização dos braços.

Atribui-se a Juan Belmonte “El Pasmo de Triana” a trilogia “PARAR –MANDAR e TEMPLAR

Na pega de caras e uma vez iniciado o cite o forcado poderá marcar esses tempos:
·       Parar – os pés do forcado devem ficar quietos, fixos e marcando a figura.
·       Mandar – significa obrigar o toiro a arrancar, provocando-lhe a investida e seguir a trajectória definida pelo forcado.
·       Templar – é moderar a investida do toiro quando este entra na jurisdição do forcado, recuando-lhe na cara, dando lugar a que baixe a cabeça.
Quando isto acontece, o forcado consegue alguns momentos de toureio durante o cite e posiciona a pega nas belas artes das arenas!