Será que é esta época que assistiremos a uma verdadeira inovação na tauromaquia? A verdade é que há alguns anos que não se assiste a uma inovação que nos deixe a todos de boca aberta.
De certeza que quando o primeiro recortador se virou para os amigos no princípio de tudo e lhes disse" pessoal vou chamar o touro e saltar-lhe por cima" todos lhe responderam " És maluco! isso não é possível!", e no entanto a arte de recortar está bem viva; o mesmo sucedeu certamente com o primeiro matador, cavaleiro, forcado . . .
Daí para a frente houve sempre quem se lembrasse de mudar as regras do jogo fazendo algo que nunca se tinha tentado e poucos julgavam possível como foi o caso da pega de costas, o par de bandarilhas, o número, e tantas outras surpresas agradáveis que foram surgindo e animaram a festa.
Apelo aqui a todos os intervenientes da festa para não se esquecerem do quão bonito é pôr o público ao rubro, porque inovar a sério não é cortar o cabelo, ter uma casaca mais fashion ou pôr um cavalo a morder no toiro; a verdadeira inovação é algo que tem tanto de creativo como de trabalhoso e arriscado, surpreendendo tudo e todos pela excelência.
Mads Mikkelsen um dia disse:" the road to heaven is right through hell"( a estrada para o paraíso atravessa o inferno) e, abstraindo a espetacularidade da citação, a verdade é que para o verdadeiro sucesso tem que se percorrer um caminho árduo que começa no vulgar e acaba no inimaginável.
Deixo-vos com um vídeo de proezas, que tem como estrelas, homens e mulheres que já ouviram, milhares de vezes, " És maluco, vais-te aleijar!", e no entanto tentaram, tendo como resultado esta fantástica compilação: