MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 26 de novembro de 2011


  Será que é esta época que assistiremos a uma verdadeira inovação na tauromaquia? A verdade é que há alguns anos que não se assiste a uma inovação que nos deixe a todos de boca aberta.
  De certeza que quando o primeiro recortador se virou para os amigos no princípio de tudo e lhes disse" pessoal vou chamar o touro e saltar-lhe por cima" todos lhe responderam " És maluco! isso não é possível!", e no entanto a arte de recortar está bem viva; o mesmo sucedeu certamente com o primeiro matador, cavaleiro, forcado . . .
 Daí para a frente houve sempre quem se lembrasse de mudar as regras do jogo fazendo algo que nunca se tinha tentado e poucos julgavam possível como foi o caso da pega de costas, o par de bandarilhas, o número, e tantas outras surpresas agradáveis que foram surgindo e animaram a festa.
  Apelo aqui a todos os intervenientes da festa para não se esquecerem do quão bonito é pôr o público ao rubro, porque inovar a sério não é cortar o cabelo, ter uma casaca mais fashion ou pôr um cavalo a morder no toiro; a verdadeira inovação é algo que tem tanto de creativo como de trabalhoso e arriscado, surpreendendo tudo e todos pela excelência.
   Mads Mikkelsen um dia disse:" the road to heaven is right through hell"( a estrada para o paraíso atravessa o inferno) e, abstraindo a espetacularidade da citação, a verdade é que para o verdadeiro sucesso tem que se  percorrer um caminho árduo que começa no vulgar e acaba no inimaginável.
  Deixo-vos com um vídeo de proezas, que tem como estrelas, homens e mulheres que já ouviram, milhares de vezes, " És maluco, vais-te aleijar!", e no entanto tentaram, tendo como resultado esta fantástica compilação: