MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 19 de novembro de 2011

Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da APET faz balanço da jornada de ontem


Paulo Pessoa de Carvalho, presidente da Associação Portuguesa de Empresários Tauromáquicos, faz um balanço altamente positivo e optimista da jornada que reuniu ontem, primeiro no Campo Pequeno e depois na Assembleia da República, as principais vedetas das nossas arenas em "manifestação silenciosa" de luta contra o aumento do IVA nos espectáculos. O seu comunicado, em jeito de balanço:


Foi um dia muito sério, foi um dia onde se deixaram para trás quezílias, onde todos nos sentimos portugueses, quem jogava era a selecção nacional, não era uma qualquer equipe que se defrontava com outra, onde havias claques, éramos um todo e o uníssono vencia, reconheceu-se que mais importantes que os objectivos e interesses individuais havia uma causa comum, a tauromaquia. Ontem, saiu-se do Campo Pequeno para a Assembleia da República, com a verdadeira convicção de que éramos um todo a lutar pela mesma causa, viveram-se intensos sentimentos de comunhão e de uma alegria a roçar a excitação, aquela realidade que quando a vivemos damos um beliscão no braço para perceber se é mesmo real!
Abusando um pouco de comentários que não seriam para ser divulgados, mas que pela genuidade e pela autenticidade que representaram merecem aqui ser referidos, vou dizer o que um toureiro ontem dizia: "Este dia, este acontecimento, é como se fosse uma festa de Natal para os toureiros e para a tauromaquia!". Tenho que concordar com esta brilhante definição e espero ser capaz de transmitir que esse sentimento assim expresso, traduzia uma sensação colectiva de quem ali esteve e viveu o "fenómeno" de sentir que todos os agentes e envolvidos da Festa de Toiros em Portugal se sentiram do mesmo clube, que se sentiram na mesma selecção, a Selecção Tauromáquica Portuguesa, grande candidata ao título de Património Imaterial da Cultura Portuguesa!
O que é que em concreto saiu do dia de ontem? Acima de tudo um reconhecimento público e político da tauromaquia, acima de tudo uma geral convicção que temos que unir esforços no sentido de defender a nossa Festa e por último e curiosamente o que nos levou a reunir, que a batalha do IVA não está perdida e que temos esperança de a ganhar! Quero, para terminar, tornar público o agradecimento a todos os que estiveram presentes sem excepção e dizer que ontem foi o primeiro dia de um caminho longo, mas com um destino muito bem traçado!

Paulo Pessoa de Carvalho