MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 2 de julho de 2011

Corrida das tertúlias em Vila Franca

A ideia das tertúlias resultou em cheio. Eu próprio já há vários anos sugeri que alguém o fizesse.
Valeu a pena seguir a corrida por se tratar de uma corrida com toiros de casta Portuguesa ou quase, que na maioria das vezes proporcionam bons espectáculos.
Os toiros da ganadaria “ Vale do Sorraia” não desmereceram do êxito dos seus irmãos na época passada nesta mesma praça.
A.Telles - confirmou o que de bom vem apresentando esta temporada. Os cavalos de saída ( ferro Martins de Oliveira e ferro Paim) podem com tudo.
De bandarilhas o Santarém dia a dia confirma que a opção de maiores “caimas” resolveu parte dos problemas. A outra parte foi resolvida pela idade ( todos sabemos que os cavalos de sangue se fazem tarde.
António dia após dia demonstra que a verdade e o classicismo também se nota, e de que maneira, no cravar de alto a baixo.
   Rui Fernandes – Atravessa um grande momento com uma quadra excelente.
 Os novos Vivaldi e Alcochete quase já fazem esquecer os consagrados Ribatejo, Ozono e Único.
O Vivaldi pode vir a ser um cavalo para a História por que tem tudo de bom, e até tem público, como se diz na gíria.
Rui Fernandes está no top dos melhores mas pode subir mais um degrau se cravar de forma mais clássica.
Pedro Salvador – Andou dignamente, melhor no primeiro toiro que no segundo.
De saída andou asseado e com cabeça e nas bandarilhas gostei particularmente do palomino ferro Anão.
O cavalo Domecq está para as curvas, mas amigo Pedro, há muitos toiros que não servem para o seu toureio.
Os grupos de forcados de Vila Franca e Coruche estando bem não atingiram êxitos redondos como tantas vezes lhes sorriem.
Pelo grp de Vila Franca, duas pegas extraordinárias do cabo Castela e de Márcio Francisco e o grupo a ajudar bem. Faltou que o forcado Diogo Pereira tivesse aguentado mais ou carregado mais a meio da investida, evitando assim uma pega consumada á segunda mas sem brilho .
Pelo Grp de Coruche é de inteira justiça realçar uma pega excelente de Filipe Mendes e uma pega á 4ª desse grande forcado que é Amorim Ribeiro que nos parece ainda debilitado do ombro.
Se tem sido melhor ajudado á primeira… tinha sido um pegão. 

João Cortesão