MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

domingo, 3 de julho de 2011

Garraiada da Sardinha assada Jacobo Botero só surpreendeu quem não o conhecia


Foi um sucesso enorme a apresentação do jovem colombiano Jacob Botero, que só surpreendeu quem nunca o viu montar a cavalo na Feira da Golegã ou a tourear à porta fechada.
 Na Golegã, desde o primeiro ano que por lá apareceu, deixou constância de uma aficcion desmedida, que se via na forma como se preocupava com a própria figura a cavalo, passeando montado pela manga da Feira sempre com a preocupação de fazer bem como se estivesse a dar uma lição aos cavalos no picadeiro. No aparelhar dos cavalos e no cuidar deles depois de montados, transpirava sentimento e paixão por estes nobres animais.
Montou desde que chegou ao nosso país qualquer cavalo, com desenvoltura e intuição.
A tourear á porta fechada evoluiu de dia para dia e quando o vi há pouco mais de um mês a tourear no tentadero de Rui Fernandes, fiquei ainda mais com a certeza de que iria acontecer o que os aficionados de Vila Franca desfrutaram ontem.
A forma humilde com que sempre o ouviu as criticas e dicas do seu mestre Rui Fernandes - e se o Rui lhe exige… -, e a atenção esperta com que ouvia as conversas sobre toiros, cavalos e o mundo do toiro, provavam a sua qualidade humana e a quase obsessão em querer a prender.
Sempre falou pouco e mesmo assim só quando solicitado, queria acima de tudo aprender.
Ontem, como me confirmaram várias pessoas que assistiram ao espectáculo, esteve bem a cavalo, bem a receber, bem a lidar, bem nas bandarilhas e bem nos quiebros, e no sentimento profundo das lágrimas sentidas com que agradeceu ao público (ainda por cima a tudo isto emprestou classe).
A receita para este êxito é : “muito trabalho, muita paixão, e muita humildade.
Fixem este nome: “Jacob Botero”.
Este vai ser figura com certeza. O que afirmo não é exagero…
Um grande abraço de parabéns Jacobo, do teu amigo e admirador desde as primeiras Golegãs em que me metia contigo na cocheira do Rui, por estares a cavalo desde manhã cedo até noite alta.

João Cortesão 

Um Dia Podes Ser Como Eles...