MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sábado, 16 de julho de 2011

Ultima Hora - Vila Nova da Barquinha 16/7/2011

O público preencheu ¾ de casa.
Miguel Moura No novilho que toureou com o Ferro de Francisco Tenório, teve a sua melhor actuação desta temporada. Saiu no “Paim” e nas bandarilhas saiu no “Poker” e rematou a lide com dois ferros bons e dois de palmo no “Mordelhão”.
                                              
João Moura – No seu primeiro toiro que tinha dificuldades, não humilhava e arreava no momento do ferro, recebeu com o flamengo, para depois brilhar no tércio de bandarilhas com o “Castella”  e com o “Saone”. Grande actuação.
No seu segundo toiro que saiu mais fácil, João Moura bordou o toureio, primeiro com a égua “Elsa” (ferro J. Grave) que já conhecia de tourear com Francisco Cortes com a qual cravou ferros importantes e lidou a gosto. Por fim foi buscar o “De Paula” que também já conhecia dea Telles e J. Maria Branco e acabou com o quadro.
Grande triunfo do Maestro de Monforte, com cavalos que consigo se estão a afirmar.

Joaquim Bastinhas – Depois de receber o toiro, sacou o “ Queimadouro” com o qual esteve bem no desenho das sortes e menos acertado na cravagem. Terminou, no “Tivoli“ com um par a duas mãos e chegou ao público como d’habitude.
Bastinhas parou bem o segundo toiro num cavalo castanho (ferro de J. Moura) e nas bandarilhas sacou um castanho ferro de (João Diniz) e o “Bombom, para terminar a sua actuação de novo no “Tivoli”.
O Cavaleiro de Elvas não se sentiu a gosto e por isso não acompanhou o forcado na volta á arena.

Forc de Tomar- Pegaram o 1º á 3ª tentativa e o terceiro á 1ª.

Forc de Cascais – Pegaram os dois toiros á 1ª.


Os toiros da ganadaria do Sr. Francisco Tenório  saíram bem dentro do tipo da ganadaria, com excepção do 1º de João Moura.