Estamos a meio da época taurina , e das corridas realizadas até á presente data o balanço tem sido altamente positivo em vários aspectos, dos quais passarei a destacar alguns.
1º - Apesar da crise que atravessamos, e por aquilo que tenho presenciado, o número de espectadores não tem diminuído tão drasticamente como em outros espectáculos, tendo mesmo em algumas praças aumentado significativamente. Isto só por si é revelador da força e da importância que as corridas de toiros têm no enquadramento da economia nacional.
2º - A quantidade de corridas televisionadas e o “share” que em muitos casos ultrapassa a audiência de muitos programas mediáticos como é o caso das novelas - quem diria – leva bem longe os tempos em que as audiências ficavam ao nível dos programas emitidos pela RTP2.
3º - Os novos valores estão mais amadurecidos, aos poucos vão-se libertando da pressão que tem sobre si não caindo em imitações exageradas, ressaltando as melhorias que isso representa para a sua evolução como profissionais.
4º - Outro factor deveras positivo tem sido a quantidade e qualidade das montadas- não me lembro de ver tantos e tão bons cavalos como agora -,que andam a gosto diante do seu oponente e a facilidade que chegam ao público.
5º - A evolução da qualidade das transmissões em directo das corridas e o quanto tem sido positivo a competição entre a RTP e a TVI, onde destaco a qualidade dos comentadores convidados Dr. Vasco Lucas e o Dr. Joaquim grave.
Nota : Fico por aqui, das coisas negativas falarei a seu tempo.
António Costa