MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011


Crónica do Cartaxo

Boa corrida

A Tradicional Corrida do encerramento oficial da temporada que todos os anos se realiza no Cartaxo decorreu com bom ambiente e com bons e sonoros triunfos dos Cavaleiros.
Mesmo com a chuva da vespera e no dia em muitos concelhos vizinhos, a empresa Aplaudir de João Pedro Bolota resolveu ir para a frente com a Corrida não caindo nas tentações dos seguros que outrora davam brado no Cartaxo.
 Assim com cerca de meia casita fraquinha, António Telles esteve imponente no seu primeiro que foi de uma nobreza extrema e escasso de forças permitindo bons ferros.
 João Salgueiro esteve bem nos curtos e chegou facilmente ao publico.
Duarte Pinto que enfrentou o pior lote, principalmente o seu primeiro, esteve com uma enorme raça e valor dando a volta a um toiro que queria tabuas e fugia à luta e que no momento da reunião se adiantava.
A primeira parte foi dele tendo chegado ao publico com muita força pois as pessoas viram as dificuldades do toiro.
 Poucos mas bons os aficionados que ali se deslocaram.
Na segunda parte António Telles bordou o toureio com entradas a carregar a sorte sendo o penultimo ferro de excepção.
 João Salgueiro que depois de ter triunfafo em Vila Franca e de em Evora ter perdido o prémio para António esteve bem nos compridos, para nos curtos com o Zamorino deixar grandes ferros seguidos de piruetas com um toiro que no momento de cravar era chato e exigia do cavaleiro.
 Grande actuação ao seu melhor nivel.
Duarte Pinto com o seu novo Ortigão esteve bem nos compridos , recto e com o cavalo a quartear-se e deixou o segundo algo descaido.
Mas no primeiro , com o toiro fechado em tabuas pois não queria luta atacou de frente, e deu o mote para uma grande lide. Trocou de cavalo e no celebre Visconde colocou ferros de emoção e risco com o publico rendido a este jovem que fez uma temporada de afirmação e confirmação como aquele que mais evoluiu e se destacou em 2011.
 Os Forcados de Alenquer ganharam o Trofeu através do cara André Mata .
Os Prudencios desta vez não colocaram dificuldades de maior. Bom curro, dispar de comportamento, encastados e a darem "trabalho" aos cavaleiros exceptuando o primeiro que foi o poço de nobreza.