MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 1 de novembro de 2011



Marco Bastinhas



Uma época de menos a mais


Marco Bastinhas teve uma época de menos a mais. Procurou, expondo-se e arriscando, dar um salto qualitativo ao seu padrão de toureio, no entanto não o conseguiu nas suas primeiras actuações vindo a coalhar já para o meio da temporada, mas ainda sem a real expressão que pode dar.
Quando este toureiro era amador e praticante, perfilhou um toureio muito próximo do clássico levando-me a escrever na altura que o seu registo era diferente do de seu pai. O tempo passou e optou por um toureio misto dos dois estilos, procurando a batida no piton e o quiebro, mas não teve até hoje cavalos com elasticidade capazes de o deixarem fazer o que pretende, ainda que tenha derramado sempre valor suficiente para o fazer. Esse dia há-de chegar e pode ser já na próxima temporada.
O chamado último tércio foi o seu forte, violinos, curtas em violinos e pares a duas mãos, com o "Tivoli", empolgaram a assistência, mas o Marco é muito mais que isso, eu sei e eu acredito que chegará brevemente o dia em que estabelizará nesse conceito de toureio.
Cá estou para ver



Nota: Amanhã Francisco Palha...