MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

 
A “Palha Blanco” encheu


Na minha opinião, a razão primeira para que se comece a acreditar verdadeiramente nesta praça e neste empresário, resume-se tão só á eleição do “toiro toiro”, sem alinhar na comodidade dos Murubes, que desmobilizam os aficionados que gostam da emoção que é a alma mater da “Festa”.
A propósito de emoção, Roberto Campos enquadra-a neste pensamento: “Para sentir as coisas é preciso emoção. Para fazê-las e desfazê-las é preciso uma boa dose de paixão e para entendê-las é fundamental a razão”.
Porque a balança da praça está aferida, os toiros têm idade, e o trapio é um facto, o público acorre com a perspectiva segura de que não vai ser enganado.
“The Rigth Man in the rigth place” é o que me é dado afirmar colocando em evidencia a funcionalidade da avaliação do empresário, no âmbito  da análise das qualidades vocacionais, da actividade, do entusiasmo, da aficcion e da seriedade.
Parabéns Sr. Levesinho, a “Festa” precisa de gente como o senhor, que já se impôs, mesmo ao respeito dos seus colegas, como se provou no último concurso de adjudicação da Praça da sua terra.
Antes de mais nada há que registar a imaginação do Sr. Ricardo Levesinho na montagem do cartel. Efectivamente este empresário tem feito um esforço enorme para devolver á Praça de toiros da sua terra o prestigio capaz de mobilizar os aficionados. Esta corrida pode ser e deve ser o arranque para uma nova era, que lembre os tempos em que as figuras – Alvaro Domecq incluído – aqui toureavam e enchiam a praça.