MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011

Capeias Arraianas 2011

No passado mês de Agosto realizou-se no concelho do Sabugal (Guarda), mais um ciclo de “Capeias Arraianas”, onde se pôde assistir a uma digna manifestação de tauromaquia popular. Ali, Homem e Toiro defrontam-se de forma única no mundo, com o secular forcão.
Decorridas as Festas 2011, freguesias como Lageosa, Soito, Aldeia do Bispo, Aldeia da Ponte, Alfaiates, Forcalhos, Foios e Aldeia Velha, comprovaram uma vez mais, que o Toiro é condição maior nos seus festejos. Nesta zona de forte imigração, o toiro é também factor de estímulo para milhares de pessoas espalhadas pelo país e pelo mundo forjarem no toiro o motivo de retorno às suas origens.

Contrariando a maioria dos casos em Portugal, estas festas são remuneradas inteiramente com verbas das populações locais. No entanto, tal facto não impede que, de há uns anos para cá, povoações vizinhas de aficion outrora singela, mas seduzidas pelo alegria que o toiro confere às suas festas, façam ultimamente, encerros a cavalo, garraiadas ou até mesmo Capeias com forcão, ampliando assim a malha taurina na Região.

Tal como se tem observado em anos anteriores, esta zona raiana é cada vez mais exigente nas suas reses bravas, elevando o peso, a bravura e o terapio a requisitos como que obrigatórios.
Em 2011 lidaram-se mais de 120 toiros de prestigiadas ganadarias, como Murteira Grave, Herdade de Pégoras, Lampreia, Pontes Dias, Rodolfo Proença, entre muitas outras. Um dos pontos altos destas festividades é a realização de um festival/concurso, onde oito aldeias disputam entre si, a melhor exibição com forcão. Em meu entender, qualquer aficionado ao toiro de lide, devia por uma vez na vida assistir a este espectáculo.

Durante cada ano, efectuam-se ainda quatro a cinco corridas de toiros em praças como Aldeia da Ponte, Nave de Haver e Soito, onde graças á persistência dos empresários locais, a aficion da população ao toureio a cavalo e a pé é cultivada com futuro.

Para o ano há mais e como dizem os nossos vizinhos espanhóis “Ay que venir para no perguntar!”




Concurso de aldeias “Ao Forcão”









Encerro a cavalo



 Bar Aberto