MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 4 de novembro de 2011



João Moura Caetano

Uma época a sério, de um toureiro sério



Nesta época, João Moura Caetano provou a sua qualidade como toureiro e como equitador, sendo por isso um dos triunfadores, e ainda thá uma larga margem de progressão que o tempo irá confirmar.
Toureou muito em Portugal e Espanha e fê-lo sempre bem ou muito bem, com uma quadra de cavalos composta por cavalos quase exclusivamente com o seu ferro e postos por si (só um não tem o seu ferro).
Obteve êxitos com toiros mansos e dificeis - estou-me a lembrar de Setúbal - numa demonstração cabal da toureria que lhe vai na alma.
Reagiu á adversidade com a raça que define os homens distinguidos.
Projectou de forma renovada para o toureio, o chamar de praça a praça nos compridos - numa sorte em que é eximio -, dando ao principio das lides uma emoção que andava arredia das praças de toiros.
Lidou sem imitações, mas com a propósito, rematando as colucações com um recorte em que o "Chispa" passava pela cara dos toiros, numa rotação de garupa a que a seu tempo, pela originalidade chamei "Chispazo".
Foi pondo cavalos novos ( atenção ao "Aramis" e ao "Artista"), gradualmente sem precipitações, garantindo o futuro.
A seriedade e a linha sólida de toureio que perfilhou de forma contínua, faz dele um dos triunfadores da temporada, e deixa adivinhar um futuro em progressão.

Nota : Amanhã, Mauel R. Telles Bastos...