João Moura Caetano
Uma época a sério, de um toureiro sério
Nesta época, João Moura Caetano provou a sua qualidade como toureiro e como equitador, sendo por isso um dos triunfadores, e ainda thá uma larga margem de progressão que o tempo irá confirmar.
Toureou muito em Portugal e Espanha e fê-lo sempre bem ou muito bem, com uma quadra de cavalos composta por cavalos quase exclusivamente com o seu ferro e postos por si (só um não tem o seu ferro).
Obteve êxitos com toiros mansos e dificeis - estou-me a lembrar de Setúbal - numa demonstração cabal da toureria que lhe vai na alma.
Reagiu á adversidade com a raça que define os homens distinguidos.
Projectou de forma renovada para o toureio, o chamar de praça a praça nos compridos - numa sorte em que é eximio -, dando ao principio das lides uma emoção que andava arredia das praças de toiros.
Lidou sem imitações, mas com a propósito, rematando as colucações com um recorte em que o "Chispa" passava pela cara dos toiros, numa rotação de garupa a que a seu tempo, pela originalidade chamei "Chispazo".
Foi pondo cavalos novos ( atenção ao "Aramis" e ao "Artista"), gradualmente sem precipitações, garantindo o futuro.
A seriedade e a linha sólida de toureio que perfilhou de forma contínua, faz dele um dos triunfadores da temporada, e deixa adivinhar um futuro em progressão.
Nota : Amanhã, Mauel R. Telles Bastos...