MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

segunda-feira, 7 de novembro de 2011

A Gala Equestre

Um bom espectáculo

Como era de esperar o espectáculo da nossa escola Nacional de Arte Equestre, da Real Escola Andaluza e a Escola de Saumour, resultou e agradou ao público.
É evidente que as três escolas não são comparáveis. Considerando que a alta escola está para as outras disciplinas hípicas, como a música clássica está para os outros tipos de música, apetece-me dizer que a nossa Escola interpretou a pureza de uma obra de Bach como a "Tocatta", Saumour o mais ligeiro "Noturno" de Choupin e a escola Andaluza o mais ligeiro e acessivel "Concerto de Arrajuez" de Joaquim Rodrigo.
Da que mais gostei foi mesmo da nossa escola, que se aproximou muito mais deste conceito de Mestre Nuno de Oliveira: " os cavalos devem trabalhar com tal ligeireza que dêem a ideia que não estão montados e que não estâo a ser conduzidos. As passagens de mão sairam suaves, o trabalho a trote foi perfeito e o galope não podia ter saído mais cadenciado.
Quanto á escola de Saumour, pareceu-me desfalcada no entanto tudo o que fizeram foi bem feito ainda que suavemente deficitária em ligeireza.
A Escola Andaluza teve na vertente da espectacularidade o seu forte. Nas passagens de mão a dois tempos em circulo tiveram o seu ponto mais alto, mas todos sabemos que é mais fácil em circulo que por direito.
Os numeros com cavaleiros das três escolas foram conseguidos e deram a oportunidade de confrontarmos as caracteristicas de cada uma delas.
O Campo Pequeno esgotou, o que diz bem do interesse que a apresentação deste espectáculo despertou.
Parabéns a todos, mas muito especialmente ao Dr. Filipe Figueiredo (Graciosa), pelo nível que mantém na nossa Escola, ex libris da cultura hipica Nacional.


Pas de trois

Carrocel Andaluz



Cadenciar piaffer com ajuda dum estrado

Levada pela escola de Saumour

A Esc. Port. de Arte Equestre no final do carrocel


Nota . As fotografias não Têm qualidade por terem sido feitas de um camarote, com uma maquineta e com falta de jeito.