MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

O que ficou duma conversa com o Manadas...



O manadas é um bom amigo
O Manadas é um gajo Porreiro
O Manadas é um homem a sério
O Manadas é... grande Toureiro...

Conheço o Mandas desde os tempos em que era um novilheiro promissor, e nunca por nunca ser, o vi envolvido em guerras patetas nem em embrulhadas.
Telefonei-lhe para nos encontrarmos na Golegã para conversar, de modo a poder enquadrar o que dele pretendo dizer em factos e datas.
Recordamos os tempos que passou na Golegã com Mestre Patricio Cecílio, os tempos que passou em Sevilha, as cerca de 20 novilhadas que toureou em Espanha, as dificuldades para romper no mundo do toureio á pé, os toureiros com quem toureou, os tempos em que trabalhou nos escritórios do Campo Pequeno no tempo de Manuel dos Santos, do acidente que teve na tropa que o deixou cego de um olho e finalmente da sua vida de bandarilheiro que fez questão de realçar, ter sido por influencia e insistência do Dr. Brito Paes.
A sua intuição para entender os toiros e conhecer os cavalos deu-lhe sempre vantagem para ajudar os cavaleiros com quem colaborou.
O seu carácter vertical, faz dele um amigo certo, um homem autêntico, daqueles que orgulham quem com ele convive e ainda mais, quem dele é amigo.
Dia 25 lá estarei para lhe dar um abraço.