MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

sexta-feira, 31 de janeiro de 2020

Que é feito de si - Joao Mantas...

João Mantas, foi aquilo que na gíria da forcadagem sempre se designou por Forcadão 



Durante anos a fio, sempre fiel ao Grupo de Montemor, pegou sempre dos toiros mais difíceis das corridas, plasmando dentro e fora da praça a sua discrição invulgar.
Tal era a admiração que sempre tive por ele, que na única vez que o vi menos bem - um dia em Vila Franca, embora tivesse pegado o toiro -, titulei assim a crónica dessa corrida : " Já posso dizer que um dia vi o Mantas menos bem.."
São poucos os aficionados, muito poucos mesmo, que podem dizer o que eu disse.


A regularidade deste homem na cara dos toiros, a sua valentia e a sua raça, ficarão para sempre na memória de quem o viu... 


SG - Que é feito de si João Mantas ???

JM - Trabalho como comercial numa empresa e vou a corridas em Portugal quase sempre quando pega o Grupo de Montemor e vou também sempre que posso a corridas a espanha.

SG - O que pensa do actual momento da Festa???

JM - Penso que há bons matadores e bons cavaleiros e para todos os gostos. Quanto a Forcados, penso que os grupos mais antigos mantém o seu nível dando nobreza á arte de pegar toiros...

SG - O que não fez e gostava de ter feito ???

JN - Gostava de ter conseguido pegar o toiro da minha despedida...

Cançao do dia - Yester-me....


Futurlogia 2020 - Ana Rita...

2920 - Força Ana Rita


Resultado de imagem para ana rita cavaleira tauromaquica










Depois duma enorme luta, forrada a grandes sacrifícios e um enorme profissionalismo, Ana Rita deu um salto enorme qualitativamente na forma de tourear, na categoria dos carteis que compôs e das praças em que toureou. Por fim, a mais que justa apresentação no Campo Pequeno com um triunfo e deixando ambiente, foi o epilogo duma época de viragem.

2020 só pode ser um ano ainda melhor que 2019...

Vaca atinge quase 3m de altura perseguindo um aficionado...


quinta-feira, 30 de janeiro de 2020

Tivemos duas gralhas num só dia..

Só quem não escreve está ao abrigo das nódoas que escorrem para a mais fina prosa, e só quem não lê escapa a tropeçar nelas.


Na ultima crónica que escrevi - a propósito das indignações selectivas do face-  Humberto Eco em vez de Umberto Eco e citei-o como Premio Nobel quando nunca lhe foi atribuida semelhante distinção.

Resultado de imagem para umberto eco
Umberto Eco foi um escritor, filosofo, semiologo, linguista e bibliófilo Italiano de fama internacional Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha, Ensinou temporariamente em Yale e em Harvard e na Universidade de Toronto

Resultado de imagem para o nome da rosa

Correu mundo o seu romance " O nome da Rosa "

Gralhas celebres...

Ou não fossemos nós de Coimbra, cidade conhecida entre outras coisas pelas celebres gralhas dum seu Diário,, quando este atribuiu a morte da criança de três canos a um acidente com uma arma de dois anos, em Ançã, ou «a falta de luz na Rua Visconde da mesma» a avaria no cabo axial da Adémia e ainda os celebres titulos :  " A liga dos cegos já ve a luz ao funo do túnel  -  Associação de deficientes motores de Penacova dá os primeiros - A filha do Sr, Comandante da guarda Republicana foi mae na passada 5ª feira. Parabéns ao regimento.
Diz-se que a melhor gralha da imprensa portuguesa pertence a uma  gazeta do tempo de D. Maria II que noticiou a deslocação da ‘Tainha’ ( em vez de Rainha) a um qualquer destino para, desolada, no número seguinte, pedir desculpa à Real Soberana por ter escrito no número anterior «Tainha em vez de Bainha», referindo-se à Augusta Senhora.

Cançao do dia - Quero ser banqueiro...


Futurologia 2020 - David Gomes...

David Gomes em 2019, toureou muito e bem vencendo com raça as guerras que lhe foram movidas..

Resultado de imagem para david gomes cavaleiro

Depois de ter guindado o cavalo Campo Pequeno a um nível altissimo, começou a temporada passada com uma quadra nova, baseando o seu labor por Portugal e principalmente por Espanha.
Foi efectivamente no País vizinho que mais brilhou.
Com um apoderado sério e dedicado, cumpriu em 2019 em crescendo.

Este ano que vai começar, com os cavalos mais rodados e passado que foi um inverno de trabalho intenso, só posso esperar uma temporada melhor que a anterior...

No Ateneu Cartaxense é que é bom...



Sou cliente do Churrasco D´David no Cartaxo ( em pleno mercado) e amigo do David dono desse espaço de excelência de gastronomia Portuguesa e vinhos da região.  




O David começou agora a explorar o bar do Ateneu cartaxense, na base da história da terra no que diz respeito a merendas. Antigamente merendava-se no Sarazina, no Miranda, No Marmeleiro e mais algumas casas onde se sentiam os sabores típicos da nossa gastronomia natural e simples, enriquecidos com o aroma, o corpo e a alma dos vinhos Cartaxeiros.



Fui merendar ao Ateneu e nos comes e nos bebes, voltei ao Cartaxo de há uns anos atrás, com a inovação de música ao vivo...

Que é feito de si - Ernesto Manuel ???

Ernesto Manuel foi um toureiro de enorme afición, afición essa que manteve após retirar-se e mantém no seu dia a dia...


Teve o seu momento como  novilheiro alternando com Parreirita, António de Portugal e outros que se destacaram nessa época. Retirou-se do toureio apeado e passou a fazer parte de quadrilhas de vários Cavaleiros e matadores, até se fixar com Ant. Ribeiro Telles com quem estreitou grande amizade.



Depois de se retirar foi responsável da escola de toureio de Azambuja, onde desenvolveu meritório trabalho vencendo dificuldades grandes de falta de apoio..



SG - Ernesto, que é feito de si ???

EM - Reformei-me da empresa onde trabalhava, retirei-me do toureio activo, deixei a escola de Azambuja e hoje colaboro na equipa do Mestre António Ribeiro Telles e do seu filho...

SG - Como vê a  Festa hoje em Dia ???

EM - Vejo com optimismo no que diz respeito á componente artística, quanto á guerra que lhe estão a mover, tudo vai passar. As forças politicas que lhe são adversas acabarão por ceder +a vontade do povo...

SG - O que não fez e gostava de ter feito ???

EM - Gostava de ter sido matador de toiros...





quarta-feira, 29 de janeiro de 2020

Futurologia 2020 Ana Batista...

Ana Batista aporta classe ao toureio

Resultado de imagem para ana batista

Dada a profunda amizade que me une a esta toureira, torna-se sempre difícil para mim falar dela sem correr o risco de ser traído.
A Ana Batista, ao longo dos 20 anos de alternativa tem depurado o seu conceito de toureio clássico ao mesmo tempo que tem bordado cada vez mais de classe os seus desempenhos.
Das colhidas feias e graves que teve, renasceu sempre com mais alma.
Toureou toiros de todas as ganadarias e quiçá foi com toiros  de ganadarias tao durras como Palha, Teixeira, Miura, Pablo Romero, Silva e Qta da Foz, que teve o seus maiores êxitos.

Bem montada, com uma das melhores quadras de cavalos do panorama taurino /equestre, continuará certamente em 2020 a ser uma referencia do toureio exprimido com classe da boa...

Que é feito de si - Ricardo Patusco...


Ricardo Patusco - Um senhor forcado....



Despediu-se há poucos anos, depois de passar 20 épocas nos Amadorres de Vila  Franca e pegou cerca de 120 toiros.
Nessas 20 épocas fez história com pegas memoráveis. Quando saia um toiro difícil sempre pensava cá pra comigo . Este é pró Patusco.



Teve lesões complicadas, mas reapareceu sempre igual ou melhor.


SG - Ricardo que é feito de si ???

RP - Trabalho como comercial e dedico o resto do tempo á familia, sobretudo ao meu filho e acompanho o grupo do meu coraçao..

SG - O que pensa da Festa actual ???

RP - Penso que está cada vez com mais fforça, mas que temos que nos unir  contra os ataques de que esta é alvo..

SG - Que gostaria de ter feito e não fez ???

RP - Fiz tudo o que sonhei, dei tudo á Festa e ao meu Grupo, mas também é ao meu grupo que devo dos melhores momentos da minha vida..



Cançao do dia - I can´t stop loving you...


Toiros - Palmeiras salva vidas...


terça-feira, 28 de janeiro de 2020

Que é feito de si - Joao Lira ??


João Lira, Vilafranquense dos sete costados, foi forcado - eficiente rabejador - e vive as festas e tradiçoes da sua terra de forma inteira



João Lira evidenciou-se como rabejador no Grupo do Colegio de Tomar capitaneado por Manuel Faia, depois foi para o grupo de Beja capitaneado por J. Marujo Caixinhae terminou no Grupo dos Lusitanos.



Hoje trabalha por conta própria em Vila Franca...


SG - João que é feito de si ???

JL - Trabalho por conta própria no mercado, na venda de peixe, frutas e hortaliças.
No mundo dos toiros trabalho em dias de corrida na Praça Palha Blanco na porta dos cavalos.

SG - Como vê a Festa hoje em dia ???

JL - Vejo com optimismo. Cada vez há mais joven a ir aos toiros...

SG - O que não fez e gostava de ter feito ???

JL - Gostava de ter ido ao México com os Lusitanos, mas a minha vida não me permitiu...

Dia 11 de Abril - Alpalhao em Grande...


Cançao do dia - Nada alem do azul...


Acad de Coimbra fazem dia 1 o 1º treino dos dez programados...

Resultado de imagem para grupo academicos de coimbraResultado de imagem para grupo academicos de coimbra

Resultado de imagem para grupo academicos de coimbra

Toiros no Fce - e a indignaçao selectiva...

Em muitas centenas de artigos que escrevi e partilhei, que me lembre ou que eu visse, só fui contestado 4 vezes…

Resultado de imagem para redes sociais deram voz aos imbecis

A indignaçãonao é má quando é selectiva, porque ao ser seletiva envolve um processo ou comportamento de se manifestar, reclamar, protestar, criticar ou atacar algumas formas específicas de males em nossa sociedade, e intencionalmente ignorar outros, por puro interesse pessoal. 

Resultado de imagem para indignaçao seletiva

"A hipocrisia disfarçada de indignação, é característica marcante de pessoas dissimuladas. Neste caso o disfarce é algo limitado, pois acaba sempre por mostrar tudo aquilo que alguns teimam em tentar esconder".

Há uns tempos, um tipo indignou-se em defesa do seu dono e respondi-lhe á letra na hora...


Tempos depois houve outra personagem que se indignou por eu ter postado a cópia duma noticia que falava dum tal Alemao (financiador de ambientalistas ANTIS) investigado por pedofilia, com comentários da minha lavra. Dizia o gajo que o meu post nao encaixava num grupo de tradiçoes Portuguesas. Protestou tao veemente que até parecia querer ver o caso silenciado... Resultado, o administrador do dito grupo pediu-me que apagasse o tal post, pedido ao qual nao acedi, mas desvinculei-me definitivamente de tal gente, que me pareceu tentar esconder o que veio a lume e de tal modo isso foi conseguido que daí pra cá pouco se tem falado desse caso...


Há tres dias, houve dois individuos que se indignaram quanto ao facto de eu ter partilhado num grupo taurino, um artigo sobre a cobardia da imprensa no caso de Isabel dos Santos e outros, quando neste caso terminava o artigoseco assim : " Sem hipocrisia afirmo : Tomara eu que a dita Senhora tivesse investido na Tauromaquia". Ainda por cima a meio do artigo, a propósito do cheiro do dinheiro falei da venda de cavalos toureiros a colombianos...


Disse G. Wells :  "A indignação de muitos é a inveja com uma auréola".

A propósito, vou citar Humberto Eco :  " As redes sociais vieram dar voz aos imbecis aos cobardes e aos mal resolvidos! 


Para este escritor ( Prémio Nobel), antes das redes sociais, a televisão já havia colocado o ‘idiota da aldeia’ num patamar em que este se sentia superior.
“O drama da Internet é que ela promoveu o idiota da aldeia a putativo detentor da verdade e a juiz de causas alheias”




.