MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 18 de outubro de 2011

23 Cavalos ferro Paim a tourear em 2011





É impressionante o numero de cavalos com o ferro do Senhor António Paim a tourear. Os 23 que toureiam em Portugal e Espanha têm em comum o facto de serem fortes fisicamente, abnegados, com intuição toureira, e com um temperamento ideal.
Um dia em conversa com o Respeitável senhor António Paim em casa de Mestre David Ribeiro Telles, ouvi da sua boca as razões primeiras que influenciaram na selecção da sua coudelaria, e que se resumiam no Seguinte: “ dado que os animais me eram necessários ao trabalho do campo, era fundamental que fossem fortes, abnegados e com bom temperamento”. Partindo desta base juntaram-lhe depois o México e começaram a sair cavalos toureiros.
Se ao principio alguns animais se caracterizavam pela solidez e eficácia, hoje, apurada que foi a vertente toureira, começam a aparecer animais já mais expressivos.
Afirmo sem dúvidas naquilo que digo, que na minha modesta opinião, a Coudelaria “Paim” é das mais importantes do panorama dos criadores de cavalos de toureio, e como tal se torna um dos destaques da época 2011.