MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

quarta-feira, 19 de outubro de 2011





JOÃO MOURA

Patriarca que inspira o Clã, e não só...


João Moura não só inspira o seu clã, como inspira muitos jovens toureiros que tentam imitar o seu toureio.
Na verdade as imitações do maestro aparecem-nos todos os dias – algumas bem manhosas diga-se de passagem - , mas no que é importante do seu toureio e da forma como encara a sua profissão poucos fazem os possíveis para ser como ele, porque são essas facetas que o tornam distinguido.
Nesta temporada, toureou por toda a parte e sujeitou-se ao que lhe largaram, com um profissionalismo, com uma garra, com uma entrega, como se não houvesse amanhã ou como se precisasse de tourear para comer.
Foram muitas as boas actuações de Moura esta temporada que não foi daquelas em que se apresentou mais bem montado, mas a sua actuação em Santarém foi com certeza das mais bem conseguidas das últimas temporadas. Nesse dia viu-se João Moura em toda a sua maior dimensão no toureio que o distinguiu.
Passam-se os anos, e Moura continua na luta preparando os filhos para a arte que escolheram, muitas vezes sacrificando-se ele com cavalos menos postos, em função do Miguel e do João, numa mais que legitima subordinação de pendor paternal.
Por muito que os anti- Mouristas , e sempre os ouve, não queiram admitir, Moura está para estar, está para a luta e tem sempre o seu público.
Para o ano haverá mais Moura, com certeza, e se calhar em melhor nível, porque este toureiro renasce quando menos se espera.


Aviso: Amanhã, Francisco Cortes