MANIFESTO DA DIRECÇÃO: Este blogue “www.sortesdegaiola.blogspot.com”, tem como objectivo primordial só noticiar, criticar ou elogiar, as situações que mais se distingam em corridas, ou os factos verdadeiramente importantes que digam respeito ao mundo dos toiros e do toureio, dos cavalos e da equitação, com total e absoluta liberdade de imprensa dos nossos amigos cronistas colaboradores.

terça-feira, 4 de outubro de 2011

Comentário  á deliberação da assembleia municipal da simpática vila de Penela

Tudo é possível neste país, onde a parolice impera, onde alguns complexados têm um lugar ao sol, onde a ânsia de protagonismo não olha a meios para atingir os fins, onde a incoerência tem lugares assegurados e onde felizmente o ridículo não mata.
Penela é um paraíso dos caçadores ( já fui caçador e hoje só não caço porque as pernas não querem…) e aconselho-os a ler o que se segue e a ver a imagem:

Penela - Montarias aos VEADOS FORAM UM ENORME sucesso
Uma organização da Associação de Caçadores de Cumieira e Lagarteira

Em duas montarias mistas realizadas na zona de Penela foram caçados 17 veados e 4 javalis. Belas jornadas de caça maior!
Onze veados e um javali foi o resultado de uma excelente caçada protagonizada por cerca de 60 monteiros no passado dia 3 de Fevereiro na zona da serra da Ferraria de São João, concelho de Penela, naquela que foi a segunda montaria feita a veados nesta zona do país.Tratou-se de uma caçada autorizada, com o principal objectivo de controlar a espécie. Relembramos que há cerca de 14 anos foi efectuada uma re-introdução da espécie e os últimos estudos de Biólogos da Universidade de Aveiro apontam para a existência de cerca de 600 veados na mancha da Serra da Lousã,, regozijando-se pelo "alto nível dos troféus", aludindo às hastes de elevada qualidade de alguns veados. Como razões para o sucesso da montaria é apontada a riqueza alimentar da zona onde foi efectuada a mancha, o bom trabalho das 9 matilhas que estiveram em acção e excelente colocação das portas de caça, mais vocacionadas para o veado o que prejudicou a caçada ao javali, tendo apenas sido abatido um exemplar.
Depois desta noticia que teve o maior relevo, pergunto: Porque é que um tal veterinário que é vereador não se meteu com os caçadores?
Sabendo como se sabe que é no concelho de Penela que se situam as melhores passagens de tordos, porque não proíbem a caça?
A resposta para estas perguntas é só uma. Cobardia da pura porque não são capazes de enfrentar os caçadores, e porque uma atitude dessas tinha custos políticos, e o oportunismo de ceder a uma meia dúzia de patetas, pensam eles que lhes dá uma imagem de gente muito á frente. Coitados … não sabem que á bem pouco tempo o parlamento  Francês decidiu considerar a corrida de toiros património cultural do País.
Não resisto á tentação de transcrever o que se segue:.  A Assembleia Municipal (AM) de Penela aprovou com uma abstenção uma moção no sentido de proibir a realização de touradas no concelho, disse o primeiro subscritor do documento, Paulo Sousa.  …
… Além disso, acrescentou, o município tem apostado, “nos últimos tempos, numa política de defesa do bem-estar animal e de preservação da natureza”. ( digo eu : o bem estar animal e a preservação da natureza não se estende a Veados, Javalis, tordos ,coelhos e perdizes – presume-se…)
A decisão “demonstra civismo” e preocupação dos autarcas em defenderem “os interesses do povo de Penela” e do município, que, também assim, se afirma como “um concelho de vanguarda”, sustentou. ( o civismo está relacionado com a falta de respeito pelas minorias, e  a afirmação de que assim se afirmam como um concelho de vanguarda rebenta de ridículo… Vanguarda? Vanguarda? Vanguarda? Tive que ler três vezes antes de me largar a rir)O veterinário vanguardista, castra animais, receita pílulas ás cadelas e gatas que sabe estarem escravizadas em casa, se calhar até caça, mas o que efectivamente interessa são os toiros, coitadinhos… Penso que o problema desse senhor pode estar efectivamente nos toiros, porque enquanto estudante, deve ter sido dos poucos estudantes da sua faculdade que não teve “tintins” para se agarar a um bicho de raça brava, e por isso foi motivo de chacota dos colegas e das colegas. Pode não ser, mas parece…
Entretanto no domingo, 02 de Outubro, realizou-se uma tourada em Penela com casa cheia, numa “praça desmontável” ali instalada para o efeito, enquanto a manifestação dos vanguardistas (ah, ah, ah, ah…) tinha catorze manifestantes devidamente protegidos pela guarda montada a cavalo. A tourada, realizou-se no âmbito das Festas de São Miguel, vulgarmente conhecidas por Feira das Nozes, cujas receitas revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de Penela.
Penela torna-se no terceiro concelho do país – depois de Viana do Castelo e Sintra – a proibir a realização de touradas no seu território.
Como sabem esta declaração tem o valor que tem, e não passa duma palhaçada. Ainda em Agosto assisti a uma corrida de toiros em Nafarros no concelho de Sintra, e ninguém a proibiu porque a organização da corrida cumpriu todas as exigências da lei, e em toda a parte se passa o mesmo. Estamos num país livre sr. Dr., que não cede a caprichos, a pseudo - elitismos intelectuais e muito menos a complexos e recalcamentos. O povo de Penela saberá responder nas urnas a estas atitudes. Tome atenção, áquilo que aconteceu ao assassino da tradição e arte taurinas, Defensor Moura, quando foi a votos…
  Numa população de 6594 habitantes, segundo os dados disponibilizados pelo instituto nacional de estatística, há, segundo registo, o panorama que se segue; panorama, esse sim, preocupante e a pedir medidas urgentes:
-462- desempregados ou beneficiários do rendimento minímo.
-877- analfabetos
-23- crianças em situação de risco por situações diversas, entre as quais, fraca capacidade parental, negligência, maus tratos, abuso sexual e absentismo escolar.
-187- familias em situação de carência alimentar.


 Atenção, volto a lembrar que estes 1549 casos problemáticos sucedem no universo  6549 habitantes. que é o número de habitantes do conselho.
   O que pensar de alguém que pensa: “ tenho imensa pena destes  1549 casos dramáticos mas neste momento a prioridade é tornar Penela um concelho anti-taurino, e evitar ao máximo que se dêem corridas, mesmo que contribuam filantropicamente para os nossos bombeiros que são responsáveis por actuar no 3º concelho com mais área ardida do distrito de Coimbra e a quem foi reduzido o seu orçamento em relação a anos anteriores. Ah e tal é muito bonito ajudar crianças negligenciadas e apagar incêndios mas importante, importante é sermos anti-taurinos, porque as crianças e os incêndios podem esperar e isto não!!”
  Não me lixem!!!!